Instrumento está sob custódia da Prefeitura; Restauração foi doada por empresária do município
O histórico piano que compôs o hino de Artur Nogueira foi restaurado depois de ter sofrido desgastes durante os últimos anos. O instrumento foi adquirido pela professora Apparecida Alves da Silva Posi (Dona Cidinha) e o marido dela Rene Marcos Posi assim que se casaram. Após anos de uso, devido ao amor pela música, a família decidiu doar o piano à Prefeitura nogueirense. O objetivo era levar para as futuras gerações a apreciação como uma importante parte da história do município.
Diante da relevância do piano e dos primeiros donos dele, a Secretaria de Cultura e Turismo percebeu a necessidade e apoiou a restauração do mesmo. A recuperação foi doada pela artista Célia Thomé, proprietária da loja de decoração sustentável Iguana Decor. Segundo ela, é um prazer enorme manter a história nogueirense viva.
“Acho muito importante preservar esse patrimônio. Quanta história tem esse piano! Quero aqui externar todo meu agradecimento à minha equipe que, com carinho e muita paciência, conseguiu realizar um bom trabalho”, disse Célia. E, sugeriu, “esse piano merece um destaque. Deve ser exposto em um espaço que receba visitação para mostrar toda sua história”.
A empresa de Célia defende que a sustentabilidade é uma busca constante e que a onda verde é a tendência que usa como palavras de ordem: reduzir, reutilizar e reciclar.
O filho de Dona Cidinha conta que o piano foi usado pela mãe para ministrar aulas durante décadas em Artur Nogueira. E a composição do hino aconteceu no início dos anos 70. Cesar Posi se diz orgulhoso e agradece pela iniciativa público-privada. “Obrigado pelo empenho de nossa querida amiga Célia Thomé, que gentilmente se prontificou a reformá-lo e recentemente o devolveu totalmente restaurado”, afirmou.
Amante do universo musical, o secretário de Cultura e Turismo Renato Carlini pontuou que a restauração do instrumento é extremamente importante e demonstrou carinho e envolvimento à causa. “Dona Cidinha é uma pessoa muito querida e permanece em nossos corações. Fico muito feliz. É mais uma parte da história que estamos resgatando. Obrigado a todos os envolvidos”, finalizou.
De acordo com Carlini, o piano se encontrava muito deteriorado e, agora, segue “novinho em folha”. O próximo passo será solucionar a questão da afinação do instrumento.